top of page

Trabalho Remoto em Portugal - Procurar Emprego ou Empreender Online

Neste post vamos falar sobre o estado atual do trabalho remoto em Portugal, o que deves saber antes de decidir que queres trabalhar remotamente e vamos ver as possibilidades que tens: procurar emprego ou empreender online.




O trabalho remoto veio para transformar a realidade empresarial e dos trabalhadores, isso não há dúvida. Hoje é possível ter um trabalho remoto a partir de qualquer lugar do mundo, seja de casa ou enquanto viajas. Tudo o que precisas é de um computador, conexão à internet e de entender como funciona esta dinâmica de trabalho.


Desde que co-fundei o Remote Shift e organizei a primeira conferência em Portugal sobre Trabalho Remoto e Flexibilidade que abrimos o tema nos media como um hot topic, mal sabíamos que passados nem 5 meses estaríamos a passar por uma situação de pandemia que obrigaria ao isolamento social.


Muitas empresas tiveram que fazer uma verdadeira revolução tecnológica e alteração ao dia a dia operacional, porque não estavam de todo preparadas para o que ocorreu. Não porque já não tivesse conhecimento de que o mercado de trabalho estivesse a evoluir nesse sentido mas porque nem sempre é fácil mudar mentalidades e aplicar mudanças na prática, principalmente quando falamos de grandes empresas que envolvem muitas pessoas, equipas e processos.


Mas hoje não vamos falar de empresas, mas sim dos profissionais que estão interessados em começar a trabalhar remotamente, ou pelo menos curiosos em saber mais sobre a dinâmica de trabalho.



Como é realmente trabalhar remotamente? Somos mesmo mais produtivos?


Antes de responder às perguntas, temos de entender que existem várias formas de trabalhar remotamente:


1) Home Office - Trabalhar remotamente a partir de casa, o mais comum

2) Nomadismo Digital - Trabalhar remotamente enquanto viajas

3) Híbrido - Uns dias no escritório, outros dias de qualquer lugar

4) Coworking - Trabalhar num espaço de cowork


Dependendo da situação em que escolhes ou és colocado a trabalhar remotamente (se trabalhares por conta de outrém), tudo vai ser diferente, incluindo a produtividade.


No meu caso, enquanto empreendedora digital dona dos meus próprios negócios, optei por trabalhar maioritariamente em Home Office, indo uma vez por semana trabalhar para um sítio diferente - algo que é muito importante para fazer networking também - e com alguma frequência viajo dentro e fora de Portugal.


Cada pessoa vai sentir-se mais produtiva num certo modelo de trabalho remoto, dependendo da sua personalidade, método de trabalho, prioridades, capacidade de concentração, disciplina e tipo de tarefa que faz no dia a dia.


Para resumir o que significa trabalhar remotamente reunimos 3 palavras chave:


Autonomia - Como trabalhadora remoto ou empreendedora digital vais ter, necessariamente, de ser uma pessoa bem autónoma, que não espera que lhe digam o que é para fazer. Na maioria dos trabalhos remotos em empresas, a autonomia é uma das qualidades que mais prezam e, na verdade, um trabalhador remoto tem de ter uma veia empreendedora, sendo capaz de se comandar a si mesmo.


Disciplina - Como trabalhadora remota ou empreendedora digital ter disciplina vai ser um dos maiores desafios. Pensa em algum objetivo que não tenhas conseguido alcançar. Muito provavelmente a razão para o teu insucesso foi a falta de disciplina! Porém, nunca devemos confundir disciplina com sofrimento. A força de vontade é o primeiro passo para ganhar disciplina.


Comunicação - Como trabalhadora remoto ou empreendedora digital vais ter de te tornar numa excelente comunicadora. Uma vez que estarás sempre a comunicar com as pessoas - seja da tua equipa, a tua audiência, parceiros, clientes - de forma virtual. Remotamente, podemos comunicar através de texto ou de vídeo e há que saber utilizar as duas da melhor forma. É também importante pensar sempre no outro e ter em conta que para um bom entendimento entre as partes precisamos comunicar mais e melhor, por isso o uso de ferramentas de Project Management como o Asana ou o Trello são muito úteis, tal como apps de comunicação interna como o Slack.


Tendo tudo isto em conta, quando pensamos em começar a trabalhar remotamente, há uma pergunta que pode pairar nas nossas mentes: Procurar emprego remoto ou empreender online? Qual é a melhor opção?


O que recomendo vivamente é que penses qual é a melhor opção PARA TI. Quando fazemos uma mudança na nossa vida, seja profissional ou pessoal, devemos considerar aquilo que é melhor para nós e não para a maioria. Mas antes de falarmos em autoconhecimento, vamos ver algumas vantagens e desvantagens das duas opções.




Procurar Emprego ou Empreender Online?


Se estás a fazer-te esta pergunta, provavelmente precisas de uma lista de prós e contras nas duas possibilidades: procurar emprego remoto ou empreender online.


Procurar emprego remoto


Vantagens:


- Cada vez há mais empresas que contratam remotamente, porém a sua maioria está fora de Portugal e são estrangeiras, o que significa que se tens poucas capacidades de inglês, isso pode ser um fator eliminatório.


- Os salários para trabalhadores remotos são superiores, em alguns significativamente superiores mesmo ao ponto de compensar abrir empresa.


- Benefícios extra que algumas empresas incluem tais como pagamento de uma secretária num cowork, férias ilimitadas, seguro de saúde, dias de férias pagos, oferta de home office set up (um computador, por exemplo), team building num destino diferente todos os anos, entre muitos outros.


- Uma carreira internacional sem sair da tua casa, sendo uma experiência única para ti como profissional




Desvantagens


- Dificuldade em conseguir emprego, uma vez que as candidaturas muitas vezes são worldwide, o que significa que ao aceitarem talento de todo o mundo, também é mais difícil de conseguir emprego.


- Sem direito a subsídios no caso de seres um Contractor. Se trabalhares como Contractor, ou seja, se tiveres aberto empresa para trabalhar remotamente para uma única empresa, e se eventualmente fores dispensado, não tens direito a subsídios.


- Não estás a construir algo teu. Ao contrário de uma empreendedora digital, uma trabalhadora remota está, tal como qualquer outro trabalhador, sujeita a ser dispensada e ficar sem plano B. Por isso convém sempre teres mais fontes de rendimento asseguradas.



Empreender Online



Vantagens


- Liberdade total: tu escolhes em quê, como, onde e com quem trabalhar. Como empreendedora digital tornas-te numa autêntica girlboss que pode decidir todos os pormenores do seu dia a dia e vida profissional.


- Sentido de propósito - Empreender online é para quem quer levar uma vida com mais significado e deixar um legado. Além de poder ter um propósito com o seu negócio, tal como um impacto positivo no mundo, ajudar as pessoas em alguma coisa, melhorar a vida de um certo grupo de pessoas... também podes alcançar os teus sonhos e ideais na vida, sem depender de mais ninguém.


- Ganhos financeiros ilimitados - Ao empreender online os teus ganhos financeiros não têm limite, ao contrário de quando tens um trabalho remoto. Quem tem um negócio online não tem um valor mensal ou anual fixo, porque o objetivo é crescer continuamente. Isso possibilita ter mais liberdade financeira, quando o negócio entra em velocidade cruzeiro, já que as despesas fixas dos negócios online são bem inferiores aos dos negócios físicos.


- Horário flexível à tua medida - Como empreendedora digital, podes decidir qual é o teu horário mesmo trabalhando com clientes. És sempre tu que decides! Se decidires que só trabalhas à tarde, podes fazê-lo. Se decidires que à sexta-feira não trabalhas, podes fazê-lo. Ninguém estará lá para te dizer o que deves ou não fazer, porém esse poder também traz responsabilidade.


- Podes trabalhar quando e onde quiseres - Como empreendedora digital, podes realmente trabalhar quando e onde quiseres, porque no trabalho remoto terás, na maioria dos casos, de cumprir um horário fixo flexível mas ainda assim fixo, e mais importante... a time zone do local onde te encontras. Como empreendedora digital, tu podes avisar os teus clientes (se for o caso de negócios baseados em serviços) que durante x período não estarás disponível em certas horas.


- Podes construir uma marca (ou mais!) - Como empreendedora digital podes desenvolver a tua marca pessoal ou a marca do teu projeto que é um processo criativo que dá muito orgulho a quem o faz!


- Reconhecimento e notoriedade - Como empreendedora digital podes ser mais facilmente reconhecida e ganhar notoriedade do que trabalhando remotamente por conta de outrém. A criação de conteúdo é muito importante para empreender online e mesmo que tenhas medo inicialmente, com o tempo vais gostar mais ao ver os resultados na prática, ou seja, nas vendas e no impacto positivo na comunidade.



Desvantagens


- Responsabilidade acrescida - Como empreendedora digital sentirás uma responsabilidade acrescida, mais conhecida por... peso do mundo nos ombros, o qual muitas vezes somos nós mesmas a colocá-lo lá. Saber relaxar e ser equilibrada vai ser um dos desafios que terás.


- Prospeção e atração de clientes constante - Como empreendedora terás de procurar e atrair clientes constantemente, para além de fazeres o trabalho em si. Por isso é que criar conteúdo de valor e uma comunidade se torna fundamental. Conhecimentos em Marketing Digital serão um must! Para algumas pessoas este ponto não é uma desvantagem, e até é a sua parte preferida.


- Preocupações e medos - O desenvolvimento pessoal será fundamental para empreenderes online com sucesso, porque qualquer pessoa nesta jornada vai enfrentar preocupações e medos que podem bloquear a ação e gerar outras questões como a dúvida, a falta de inovação, ou até mesmo a desistência.


- Necessidade de aprendizagem constante - Como empreendedora digital, vais sentir que o que aprendes em 1 ano equivale a 10 anos. Para ter real sucesso, estarás sempre a aprender novas capacidades, desde as mais leves até às mais técnicas e tecnológicas. Isso requer também um investimento da tua parte, mas facilmente obterás retorno quando aplicares as novas habilidades.


- Contabilidade, finanças e impostos - Por fim, a carga de responsabilidades extende-se às finanças e contabilidade do negócio online. Terás de aprender tudo sobre os temas e organizar-te para evitar surpresas desagradáveis.




Procurar emprego ou empreender online - Qual é a melhor opção para ti?


Com este overview já poderás decidir melhor consoante as tuas prioridades, preferências e objetivos. Se não sabes quais são os teus, então está na hora de te dedicares ao teu autoconhecimento, através do Journaling (escrita), reflexão, meditação ou outra forma que te ajude a obter respostas.


Mas lembra-te, só tu podes saber o que é realmente melhor para ti.



Gostaste deste post? Porque não partilhá-lo com os teus seguidores para os ajudares?


Acompanha o Girlbosses Hub no Instagram e entra para o nosso grupo de Telegram onde dou dicas semanais e partilho notícias relevantes sobre Trabalho Online e Empreendedorismo Digital.

204 visualizações0 comentário
bottom of page