O que é e para que serve um lançamento?
top of page

O que é e para que serve um lançamento?

Atualizado: 27 de set. de 2022


Lançamento é uma estratégia de vendas que tem como objetivo gerar um grande pico de vendas num curto período de tempo. Por exemplo, no meu método são 5 dias apenas.


O lançamento é utilizado para:


  • Gerar uma grande quantidade de novos contactos de email e seguidores qualificados

  • Atingir um alto pico de vendas no menor tempo possível - 5 dias no meu método ensinado na Escola da Liberdade Digital

  • Ter alta margem de lucro por serem infoprodutos - não existe custo de produção, stock ou pagamento a fornecedores, nem envios por correio


Ao contrário do que muitas pessoas pensam - que é apenas criar um "e-bookzinho" e publicar um post nas redes sociais algo a dizer “vendas abertas”, o lançamento é, na verdade, um trabalho que começa semanas ou até meses antes até chegar o dia de abrir as vendas.


Um lançamento tem várias etapas, vamos ver quais a seguir:


1. Pesquisa de mercado e de persona para saber o que lançar


Se queres lançar um infoproduto, precisas de saber o que lançar, certo? Se queres criar um produto best-seller é necessário fazer um estudo primeiramente.


Não vale de nada lançar algo que tu “aches” que vai ajudar os outros, na realidade só vai funcionar lançar algo que sabes efetivamente que o teu público quer muito e precisa porque ele te disse que era isso que ele queria.


Para isso, não só vais precisar de fazer uma pesquisa sobre os teus concorrentes como vais entender quem é o teu cliente ideal de verdade.


2. Conteúdo gratuito diferenciado e constante 45 a 90 dias antes


A criação de conteúdo estratégico e alinhado ao que vais vender é chave de ouro num lançamento. Se não criares antecipação para o grande dia e apenas começares a comunicar com 1 semana de antecedência as chances de ter poucas ou nenhumas pessoas ansiosas para comprar é bem grande.


O conteúdo gratuito é dividido nestes segmentos: conteúdo pessoal, conteúdo técnico e conteúdo de contra-posição.


E por mais que não gostes de criar conteúdo, a verdade é que o marketing de conteúdo ainda é a melhor estratégia e a mais barata para atrair potenciais clientes. Além disso não precisas de ter ideias do que publicar porque é através da pesquisa de persona que sabes exatamente os temas que tens de abordar para ajudar as pessoas.


3. Evento gratuito que atrai a persona certa para comprar


O evento de lançamento de um infoproduto pode ser uma série de aulas gratuitas ao vivo servem para unir as pessoas certas ao produto certo. Há quem faça 1, 2, 3, 7 aulas... no meu método são 4 e dentro da Escola da Liberdade Digital explico porquê e dou o roteiro exato do que dizer e fazer nessas aulas.


Se queres entrar na Lista de Espera para a próxima turma, clica aqui.


Este evento deve ser divulgado com semanas de antecedência para que consigas captar leads qualificados e não corras o risco de não ter ninguém a assistir-te.


4. Oferta de um produto que resolva as dores da persona


Criar um curso ou uma mentoria sem saber que problema estás a ajudar a resolver é meio caminho andado para não vender por isso saber bem quais as dificuldades que vais colmatar e qual a transformação final é essencial.


Consegues entender isso através não só da pesquisa inicial mas também de dúvidas que te coloquem pelas redes sociais, mensagens privadas e emails que te enviam, comentários em posts ou em lives...


Alguns formatos de infoprodutos que podes criar são:


- Curso online

- Mentoria individual ou de grupo

- Programa de coaching

- Desafios de 21 ou 30 dias

- Imersões

- Clube de subscrição

- Ebook e workbook


Neste artigo podes aprender mais os diferentes formatos de infoprodutos que podes criar.


No entanto, existem formatos mais adequados ao lançamento com evento, porque compensam todo o trabalho. Neste caso infoprodutos de preços médio e alto.


Porque não lançar um e-book?


Porque um e-book é um produto de ticket baixo - dificilmente vais cobrar mais de 30/40€ - e a energia que vais colocar em todo este lançamento não vai compensar no fim em termos monetários. Podes sim ter ebook para vender todos os dias e para vender com uma condição especial depois dos lançamentos - a isso se chama o Donwsell.


Se te estás a sentir confusa e queres organizar as tuas ideias mas não sabes como, eu criei o guia ideal.




O meu workbook Sonho, Planeio, Concretizo, que até já lhe chamaram a "bíblia dos negócios digitais", foi desenvolvido para isso.


Nele vais encontrar mais de 100 páginas com tudo o que tu precisas de aprender: processo criativo, evolução pessoal, modelo de negócio e branding... E muito mais! O índice está disponível na descrição do produto.


É um livro digital repleto de exercícios práticos e podes preenchê-lo no computador, telemóvel ou tablet porque é 100% editável.


Podes ver mais sobre ele e adqurir o teu aqui: quero o meu workbook!


Bons lançamentos.

20 visualizações0 comentário
bottom of page