Empreendedorismo Digital: O caminho para a liberdade total
top of page

Empreendedorismo Digital: O caminho para a liberdade total

Neste artigo vais descobrir o que é o Empreendedorismo Digital e porque é este o verdadeiro caminho para a liberdade total.





Apesar da internet já existir há muitos anos, bem como o comércio eletrónico, ainda não é de todo comum ouvir alguém dizer que trabalha exclusivamente online.


E não se trata de uma questão de faixas etárias, de género ou de cultura, trata-se da procura interna que cada pessoa faz... Não sei como chegaste a este artigo mas provavelmente estavas a procurar algo relacionado com empreendedorismo, digital, liberdade, negócio online ou trabalho online!


Muitos são os jovens que não fazem a mínima ideia sobre as possibilidades do mundo digital... e claro, isso é normal, já que o ensino e a escola permanecem praticamente iguais desde há 50 anos atrás!


Nós, principalmente mulheres, não fomos formatadas para sermos independentes. Fomos ensinados que arriscar não é bom porque há a crise, porque "mais vale um pássaro na mão dos que dois a voar". Por isso aqui no Girlbosses Hub acreditamos que o Empreendedorismo Digital é o caminho para a liberdade total.


Para quê esta contextualização? Para que entendas que tudo o que leres sobre empreendedorismo digital vai parecer meio duvidoso, vai parecer bom demais! Porque a nossa mente está programada para achar que não existe trabalho bom, sem sofrimento, sem sair de casa.


"Um negócio sem uma equipa?! Nunca vai dar muito dinheiro"


"Um negócio sem escritório, sem património... Isso nem parece negócio!"


Esta contextualização é muito importante para que continues a ler este artigo com olhos de ver, colocando à parte todas essas crenças e pensamentos, e que te foques em FACTOS. Vamos lá?



O que é o Empreendedorismo Digital?


O empreendedorismo digital é um modelo de negócios baseado na internet. Um negócio digital pode ter como base a venda de infoprodutos, produtos físicos (e-commerce) e softwares ou então de serviços online.


Com a tecnologia que hoje em dia existe, as possibilidades para construir um negócio online é enorme.


A partir do momento em que se inicia uma comercialização a partir do ambiente online, o empreendedorismo digital acontece!


Vantagens do Empreendedorismo Digital


1. Vendas sem interrupção e flexibilidade de horários


Já pensaste que as vendas online nunca têm de parar? Podem ser realizadas 24 horas por dia, durante todos os dias da semana. Além disso não equer a presença e atuação do seu dono para as compras acontecerem.


Mesmo quando se trata de produtos físicos, o processo de envio não precisa de ser realizado por ti! Sim, nós ensinamos esse tipo de modelo de negócio online no Curso de Trabalho Online e Empreendedorismo Digital, onde só precisas criar os designs para os produtos, adicionar numa plataforma e ligá-la à tua loja online... depois é só esperar pelas encomendas e a plataforma trata do resto por ti!


Esta dinâmica, inclusive, permite que o dono do negócio atue paralelamente com outros negócios ou com o seu trabalho por conta de outrém.


Uma professora, por exemplo, pode ter um e-commerce de produtos sustentáveis ou uma marca de roupa... quem sabe até pode ter AMBOS! É a pessoa que gere o seu tempo consoante o seu estilo de vida.


Uma empreendedora digital full time decide cada detalhe do seu dia a dia.





2. Tem um custo de investimento mais baixo


A maioria dos negócios online não precisam de grandes investimentos iniciais, estrutura física ou uma equipa. É possível até começar um e-commerce com pouco ou nenhum stock de produtos, dependendo mais uma vez do modelo de negócio, os quais ensinaremos no Curso de Trabalho Online e Empreendedorismo Digital.


Existem até modelos de negócio online em que tu podes simplesmente promover produtos de outros empreendedores ou empresas e ganhar comissões.


Em outros modelos de negócio podes encontrar um ou vários produtos diretamente do fornecedor e vendê-los com a tua marca estampada! Mais uma possibilidade maravilhosa.


Em outros casos, há até quem venda os produtos sem qualquer marca, na sua loja online!


E no caso dos infoprodutos ou produtos digitais, podes vender conhecimento. Sim, todos nós podemos ensinar algo aos outros, seja pelo conhecimento adquirido em formações, cursos, licenciatura, ou pela nossa experiência pessoal...


Não precisas de ser especialista.

Não precisas de um diploma.

Não precisas de um certificado.


Tu só precisas de saber algo que outras pessoas não saibam e possa ajudá-las.


Tu achas mesmo que aprender com alguém que sabe mas nunca fez nada do que diz é a melhor opção, só para poderes receber um certificado/diploma? Falaremos disso em outro artigo! :)


O maior investimento nos negócios online prende-se com o Marketing e a Tecnologia, podes aprender isso no Curso Marketing & Tecnologia.






3. Não há barreiras geográficas


Nos negócios online não existem limites de localização, como nas lojas físicas.

É possível recorrer a transportadoras específicas ou usar os serviços de envio dos Correios para o caso dos produtos físicos.


No caso de seres uma trabalhadora independente e ainda não tenhas uma empresa, precisas de te informar quanto a vendas internacionais pois nesse caso poderás perder a isenção do IVA ou ter de abrir uma empresa.


No caso de produtos digitais, podes vender worldwide cursos, ebooks, ficheiros, templates, programas de coaching e mentoria... basta apenas liberar o acesso ao conteúdo vendido na hora ou a partir de uma certa data acordada.


No caso de serviços, também tens liberdade total para fechar contratos com qualquer pessoa no mundo ou recorrer às plataformas mais comuns como Upwork, People per Hour, Fiverr.


O Fiverr também um excelente sítio para encontrares freelancers que te ajudem em tarefas pontuais como edição de um vídeo, tradução de um documento, etc...




Porque o Empreendedorismo Digital é o caminho para a liberdade total?


Como viste até agora neste artigo, estas vantagens permitem-te ter 4 tipos de liberdade que em outras situações profissionais não se tem habitualmente.


Liberdade geográfica - Não precisas de trabalhar ou morar num sítio em específico. Fica ao teu critério! Podes mudar-te da cidade para o campo, ou do campo para a cidade. Podes trabalhar de casa ou de um café/cowork. Podes até não ter casa fixa e tornar-te numa nómada digital. Quem decide onde estás és tu.


Liberdade financeira - Não existem ordenados ou ganhos fixos. Podes efetivamente criar um rendimento fixo no teu negócio com um serviço taxado ao mês, por exemplo. Mas normalmente existem sempre outras fontes de rendimento variáveis e se esse rendimento for passivo, então ainda mais liberdade terás!


Liberdade de rotinas - Queres trabalhar só de manhã? Podes. Queres trabalhar apenas 4 dias por semana? Podes. Queres ir variando? Podes. Queres fazer uma aula de Surf a meio da tarde? Tu és a girlboss, tu decides. Só precisas de organizar a tua agenda para fazer aquilo que bem entendes. Ter uma rotina ajuda a ser mais produtiva mas não precisa de ser uma rotina inflexível como nos trabalhos normais. E esta liberdade traz bem-estar e qualidade de vida... para ti e para a tua família, se for o caso.


Liberdade da crise - Os negócios online não são tão afetados pelas "crises" como os negócios físicos porque não há lojas para fechar, não há grande património e pode até nem ter stock!!! Enquanto existir internet e tiveres conexão a ela, podes continuar a vender e a gerar rendimento.



O que é preciso para ser uma Empreendedora Digital?


No final de mais um dia stressante e, em alguns casos, tóxico mesmo, no trabalho, muitas são as pessoas que pensam em empreender online e ganhar esta liberdade. No caminho para casa, surgem os sonhos empreendedores e como tudo seria diferente. Nas redes sociais, olham para a vida de outros empreendedores e começam a suspirar..."Que sorte... também quero isto para mim".


O conceito digital faz com que muitas pessoas pensem e acreditem que por ser tudo online é mais simples de gerir, com pouco esforço e investimento.


A verdade é que o empreendedorismo digital é o caminho para a liberdade mas também exige dedicação e estudos, e é aqui que metade das pessoas se fica pelo caminho e rende-se ao trabalho stressante e tóxico.


É que a sorte daquelas pessoas que elas vêem nas redes sociais a prosperar com os seus negócios... deu trabalho.



Na Consulta Individual de Empreendedora Digital, vais obter uma orientação e aconselhamento específico (não é uma formação, não é uma aula) para o teu caso, sejas uma aspirante que tem apenas uma ideia ou uma empreendedora que quer lançar/reformular o seu negócio online. Vê o nosso calendário, faz o teu pedido de agendamento e depois iremos retornar com o melhor dia e hora.



A dedicação e estudos começa logo com a necessidade de entender o mercado, qual é o tipo de produto ou serviço está mais alinhado com os teus talentos, paixões e propósito, quas são as ferramentas necessárias para a gestão desse negócio e quais as estratégias de marketing a aplicar para atrair e encontrar clientes.


Uma outra dificuldade é a mentalidade ou o mindset, como quiseres chamar-lhe. Enquanto que no trabalho das 9h às 18h, as tarefas que tens para fazer te são dadas, como empreendedora és tu que vais mandar a ti mesma fazer tarefas para desenvolver um negócio que é teu. Os obstáculos e falhas também vão acontecer, sem eles não seria possível aprender... e a responsabilidade será tua.


A pergunta que costumo fazer a quem está no limbo entre empreender ou não empreender é... quanto vale a tua liberdade?


Se respondeste que a tua liberdade não tem preço, então senta na secretária, arregaça as mangas, mentaliza-te que daqui em diante serás uma eterna estudante e criadora da tua realidade.
92 visualizações1 comentário
bottom of page