top of page

3 Capacidades a Desenvolver para Ter um Negócio Online de Sucesso

Atualizado: 16 de out. de 2020

Neste post vamos falar-te das 3 capacidades técnicas (não inclui soft skills) essenciais para desenvolveres, como empreendedora e dona de um negócio online de sucesso.




Eu costumo dizer que eu criei o meu negócio online em 2019 mas sou empreendedora desde criança porque "ser empreendedora" é um mindset. Sempre gostei de aprender novas coisas, procurar soluções para os problemas do mundo e sobretudo sentir que eu faço a diferença.


Já pensaste quantas pessoas herdam negócios e não os conseguem gerir ou fazer crescer porque não têm o mindset certo?


Ou quantas são as pessoas que começam negócios e desistem pelo caminho porque não sabiam o que lhes esperava? Possivelmente não tinham bases que sustentasse o negócio.


O sucesso de qualquer negócio depende maioritariamente da pessoa que está por trás a gerir e é esse mindset que faz com que alguns empreendedores estejam sempre a evoluir e outros fiquem estagnados, com crenças limitantes relacionadas com uma infinidade de questões.


Todo o empreendedor de sucesso é um eterno estudante, que busca conhecimento em si mesmo e no exterior, para poder criar e inovar constantemente no seu negócio. É a pessoa que aprende no caminho e não espera pela perfeição que não existe.


Neste artigo quero falar-te de 3 capacidades que toda a empreendedora digital deve desenvolver para tornar o seu negócio à prova do futuro!


O papel do Marketing, Tecnologia e Design nos negócios online


As 3 capacidades das quais te queremos falar hoje são o Marketing, a Tecnologia e o Design. Estas são 3 capacidades técnicas e criativas que te vão dar autonomia e liberdade para criar as tuas próprias estratégias, ter controlo no teu negócio e mais tarde permitir-te trabalhar com outros profissionais na tua equipa.


Desenvolver estas capacidades vão dar-te um base sólida que vai atuar como os alicerces do teu "castelo" que vai ser construído a partir de então.


Sem estas bases, o edifício (o teu negócio) torna-se frágil, vulnerável e vais sentir que ele não cresce a um certo ponto.


No início, pode até parecer dispensável... queres é colocar a tua ideia no ar e fazer acontecer mas a verdade é que sem qualquer conhecimento de Marketing, Tecnologia e Design ficas sem ferramentas para construir o castelo que desejas.


Esse é o momento em que te apercebes que se queres crescer, precisas de investir numa pessoa... a pessoa que faz do negócio o que ele é: TU MESMA!


As 3 capacidades a desenvolver para ter um negócio online são o Marketing, a Tecnologia e o Design. Vamos ver porquê, uma a uma:


1) O Marketing

Tudo na vida pode ser considerado marketing já que, de uma forma simplificada, esta é a estratégia de atrair as pessoas e as coisas que desejamos e repelir as pessoas e coisas que não desejamos.


Quando um jovem quer estagiar numa empresa e vai à primeira entrevista, ele vai fazer o seu marketing pessoal. E o entrevistador também vai fazer o seu marketing de empresa para candidato. Na rua, para qualquer lado que olhemos vemos marketing... em cartazes, flyers, lojas, carros e até em conversas entre pessoas. Em casa também, na internet, na televisão, nos próprios produtos da nossa dispensa.


Mas existem diferentes tipos de Marketing, diferentes tipos de estratégia e técnicas, diferentes propósitos e objetivos. Uma verdadeira empreendedora reconhece a importância do Marketing para fazer chegar a sua mensagem e missão mais longe, pois esse é o caminho para ajudar o seu público e a si mesma no seu negócio.



2) A Tecnologia

A Tecnologia está sempre a evoluir e cada vez há mais ferramentas tecnológicas para os negócios. No caso de negócios online geridos por pequenos empreendedores, a tecnologia ainda é mais amiga porque através dela é possível automatizar muitas tarefas, oferecer um melhor atendimento e gerar vendas enquanto dormes.


Quando me perguntam "Como consegues fazer tudo isto sozinha e dormir 8 horas?", eu respondo "Tecnologias!"


Dedicar tempo a aprender mais sobre como a tecnologia pode trazer-te frutos é um dos melhores investimentos que podes fazer porque esse tempo que investes poupar-te-á muito mais tempo no futuro. Chamo a isto ROT (Return on time)!


Além disso, com a tecnologia de hoje em dia não é preciso uma enorme equipa de vendas e de marketing. Na verdade, existem várias ferramentas que substituem essa equipa ou trabalham juntamente com ela para melhores resultados.


Se a tua equipa és tu mesma, precisas de começar a ver a tecnologia como a tua melhor amiga dos negócios, e eu estou aqui para te mostrar o caminho!



3) O Design

O design também transformou o meu negócio de igual forma, desde dar mais credibilidade, gerar notoriedade, conexão com a comunidade e profissionalismo aos meus produtos e serviços.


Basta pensares em ti não como empreendedora mas como consumidora. Fica atenta às tuas decisões de consumo e observa-te! Vais verificar como o design está sempre presente e faz diferença entre escolher uma coisa ou outra.


O mesmo acontece com o teu público!


É um erro ver o Design como algo extra, e não como parte essencial da estratégia de negócios dado que cada vez mais a imagem é chave no mundo, e claro, nas redes sociais.


Como vês, estas três capacidades ou áreas de estudo, têm um papel crucial no sucesso digital de um negócio online mas também existem algumas crenças da parte dos empreendedores que quero desmistificar neste artigo!


Conhece o Bundle com os 2 cursos técnicos da Academia Girlbosses Hub:


Curso Marketing e Tecnologia - Sucesso no Digital + Curso Design Skills - Canva para Negócios, por um valor especial. Clica para ver os Módulos e Condições!





Crenças limitantes ao redor do Marketing, Tecnologia e Design nos negócios online


O Marketing e a Tecnologia podem ser os teus melhores amigos ou o teu pior pesadelo, tu decides. Mas a partir do momento que deitas para trás das costas todas as crenças limitantes e desconhecimento sobre estas duas áreas e os vês como os teus potenciais melhores amigos, descobres as infinitas formas de como ajudam o teu negócio digital a crescer. O mesmo para o Design, que também é visto como algo extra e acessório, mas que é um dos maiores trunfos para um cliente comprar sem discutir preço.



Crença: ”Eu não me dou com essas coisas... prefiro focar no meu trabalho e crescer devagar naturalmente.”


Ouvi uma voz a dizer algo? O que te fez pensar que não te dás com estas áreas?


Pode ter sido uma experiência passada, um preconceito que criaste ou falta de confiança em ti mas qualquer que seja o motivo, não podes considerar um facto certo.


Muitas vezes as empreendedoras começam por apostar num curso demasiado especializado sem ter bases.


Alguém que faça um curso de Facebook Ads, SEO, Email marketing, Pinterest etc.. sem ter as bases do Marketing (não é do Marketing Digital, é do Marketing mesmo porque o digital é só uma vertente) pode ficar bem desiludido porque vai saber como fazer certas coisas mas não da melhor forma.


Os resultados claro, podem não ser muito satisfatórios, pois sem o conhecimento base sobre Marketing, Vendas e Copywriting + visão do mercado + conhecimento das personas, fica bastante complicado ser bem sucedido.






Crença: ”Eu e a tecnologia não nos entendemos, não percebo nada e são demasiadas ferramentas para eu conseguir.”


O facto de termos acesso a imensa informação na internet é ótimo mas também tem o seu lado mais negro... que é o de gerar stress, ansiedade e caos na nossa mente com a quantidade de informação e ofertas.


Existe muita tecnologia, sim, mas nem toda é essencial ao sucesso do teu negócio online. Precisas de descobrir as ferramentas e plataformas essenciais para assegurar que o teu negócio cresce constantemente, a tua comunidade aumenta a cada dia e cada vez mais pessoas (as pessoas certas) conhecem as tuas soluções.


Talvez penses que tu e a tecnologia não se entendem porque trabalhas com áreas mais subtis tais como a espiritualidade, coaching, terapias, nutrição ou psicologia, e nunca te tenhas identificado com estes conhecimentos tecnológicos mas quando decidimos ter um negócio próprio precisamos estar abertas a aprender novas capacidades que vão contribuir para o sucesso do nosso empreendimento.


Mesmo que mais tarde não sejas tu a colocar as mãos na massa, um bom empreendedor procura estar a par bases e dos essenciais para poder conversar com a equipa ou analisar um trabalho encomendado.






Crença: "Eu não me identifico com fazer marketing ou tentar vender porque é muito agressivo."


Existem muitos tipos de marketing e é isso que precisas de descobrir. Inclusive, já ouviste falar do Inbound Marketing? Este é tipo de Marketing no qual nos focamos mais na academia, porque é um tipo de marketing que visa vender naturalmente respeitando o timing dos potenciais clientes, através da criação de conteúdo relevante.


Como podes ver, muitas vezes assumimos algo sem conhecer a inteira realidade e o Marketing é uma área que, apesar de tão falada, ainda padece de muito preconceito e é confundido com Vendas.


Vendas não é Marketing, é a etapa seguinte ao Marketing! Os dois andam de mão dada e vais descobrir isso connosco. Ao renunciar ao Marketing, podes acabar por fazer um desserviço às pessoas que precisam de ti, dos teus produtos ou serviços, pois elas nunca vão saber deles e continuarão na mesma situação.



Crença: ”Eu já contratei uma pessoa para fazer o meu logótipo por isso estou satisfeita com o meu design”


O logótipo equivale apenas a uma pequena percentagem do Design de uma marca.

Sobra ainda o resto da identidade visual, o design das redes sociais e posts, do blog e website, das apresentações e documentos do negócio, dos próprios produtos e serviços.


Um design alinhado com os valores da marca e com o público gera credibilidade, conexão e profissionalismo, factores que fazem vender na internet!


No Curso Design Skills - Canva para Negócios da nossa academia, aprendes as bases do Design e do Branding para ganhar autonomia e clareza sobre algo tão presente, a toda a hora e para sempre, no teu negócio que é o visual e estética!




O Marketing, a Tecnologia e o Design funcionam e todos os dias ajudam negócios crescer cada vez mais. Quando aprendes a colocá-los a trabalhar para ti, mesmo quando estás a dormir, é aí que reside o verdadeiro sucesso.

Sabe mais sobre a Academia e os nossos cursos.


Partilha o post se consideras que clarificou e mudou a tua perspetiva quanto a estas três capacidades essenciais para fazer de qualquer negócio, em qualquer área de mercado, um sucesso no digital!

177 visualizações0 comentário
bottom of page